sexta-feira, 30 de abril de 2010

História tradicional - O Rei vai nu

Fomos ao auditório do Municipio de Penacova ouvir contar uma história. O Bruno Tiago esteve atento e recontou-a.
Era uma vez um rei muito vaidoso. A cada hora ele vestia uma roupa nova. Sempre que lhe telefonavam para falar com o rei diziam: " O Rei está no roupeiro".
Este Rei gastava o seu ouro para comprar roupas novas.
Um dia, chegaram à cidade dois "malandros" que fingiam serem alfaiates. Começaram a dizer pela cidade toda que tinham os melhores tecidos e as melhores roupas. O rei ao ouvir este comunicado pediu logo aos alfaiates para fazerem a melhor roupa que conseguissem para ele.
Os alfaiates fingiam que trabalhavam. O Rei, já estava a ficar impaciente, porque a sua roupa nunca mais chegava. Então pediu a um seu Ministro para ir ver a sua roupa.
O Ministro foi ver a roupa e não viu nada e pensou que estava maluco. Então, não disse ao Rei a verdade e disse que as roupas estavam maravilhosas.
O Rei continuou impaciente e chamou o Conselheiro para ir ver as suas roupas. O Conselheiro foi ver as roupas e não viu nada. Ele também achou que estava maluco e não contou a verdade ao Rei.
Passado uns dias os alfaiates anunciaram que a roupa do Rei estava pronta. O Rei foi logo vê-la. O Rei não viu nada e também achou que estava maluco. Então disse aos alfaiates que as roupas eram maravilhosas mas não as viu. O Rei despediu-se e os alfaiates vestiram-lhe a roupa.
O Rei foi desfilar com a sua nova roupa mas ninguém lhe viu com qualquer roupa vestida, mas... para não ofender o Rei ninguém lhe disse nada. Então uma criança olhando para o Rei disse:
- O Rei vai nu! O Rei vai nu!
Então todas as pessoas começaram a dizer a verdade ao Rei. O Rei ficou muito envergonhado.
Bruno Tiago ( 4º Ano)

terça-feira, 27 de abril de 2010

Implicações das Tecnologias na aula de Língua Portuguesa

A turma esteve a trabalhar no computador Magalhães. A Professora Anabela, formadora residente do PNEP, veio à nossa turma ajudar a desenvolver um trabalho com os computadores.
Eis algumas das nossas opiniões do trabalho desenvolvido.

Hoje foi um dia espectacular porque estivemos a realizar um trabalho muito divertido no Word com o computador " Magalhães". Estivemos a aprender coisas novas com a professora Anabela e o nosso professor. Aprendemos a colocar balões com textos em gravuras. Julgo que é um bocado difícil decorar tudo o que aprendemos. Para podermos colocar os balões com textos e as imagens fomos ao Inserir e depois clicámos nas formas. Aí encontrámos várias coisas como, caras, estrelas, balões. Foi um trabalho muito divertido.
Natacha ( 4º ano, turma A)


Aprendemos a trabalhar melhor com o Word . Aprendemos a esticar desenhos e a colocar formas, como por exemplo: balões de pensar, balões de perguntar, e o balão da fala do narrador. Também aprendemos a procurar imagens no computador. aprendemos isto tudo com o professor Rui e a professora Anabela. Gostei muito desta aula.
Marco Gabriel ( 4º Ano, turma A)

quarta-feira, 21 de abril de 2010

Actividades de Enriquecimento Curricular

Calendário da sala de aula

Páscoa 1


Páscoa 2

Páscoa 3

Roda dos Alimentos 1


Roda dos Alimentos 2

Vocabulário Box

segunda-feira, 19 de abril de 2010

Matemática - O volume de um objecto

Experiência realizada na sala de aula para determinar o volume de objectos

Materiais necessários

Proveta graduada de plástico

Água

Objecto para determinar o volume.

Descrição da experiência

Colocámos água na proveta até aos 400 cm3

Colocámos uma pedra na proveta.

A água na proveta subiu até aos 480cm3

Conclusão

Concluimos que o volume da pedra é de 480cm3

Registo realizado pela Carolina Gonçalves ( 4º ano)

terça-feira, 13 de abril de 2010

Uma maçã misteriosa

Num dia de sol um menino viu uma maçã numa macieira que havia junto da sua casa. O menino chamava-se Ricardo.
O Ricardo resolveu ir apanhar a maçã só que ela estava muito alta. Então, subiu à árvore e apanhou a maçã. Depois de descer da árvore foi comê-la. Quando ia dar a primeira trincadela na maçã apareceu uma lagarta. O Ricardo deixou logo cair a maçã e começou a chorar muito alto. A mãe do Ricardo quando ouviu o seu choro foi logo ter com ele.
- O que foi filho?
- Estava uma lagarta na maçã.
- E tu não viste antes de a apanhar?
- Não, só a vi quando ia pata dar uma trinca na maçã.
A mãe levou o Ricardo para casa. A partir daí ele não voltou a tirar maçãs das árvores antes de verificar se elas tinham algum bicho.
Leandro Simões ( 4º ano)
************
Numa manhã um menino queria comer uma maçã . O menino foi ao seu quintal ver se a macieira tinha maçãs . Foi lá e viu que tinha maçãs.
Então, ia para apanhar uma e disse :
- Mas como é que a vou conseguir apanhar a maçã?
Ele começou a pensar . Então teve uma ideia e disse :
- Vou trepar à árvore .
Então, trepou à árvorese conseguiu apanhar a maçã que estava na macieira. Ele ficou muito feliz . Mas...quando a ia para comer viu que a maçã tinha uma lagarta lá dentro. O menino assustou -se e acabou por cair no chão. A lagarta riu -se a gozar do menino. O menino não gostou que a lagarta gozasse e então pegou na maçã e atirou-a para o chão. A lagarta, também não gostou nada que o menino atirasse a maçã para o chão. Então, mordeu no menino. O menino fugiu assustado.
O menino nunca mais comeu maçãs das árvores sem ver se elas estavam boas.
Bruno João ( 4º ano)