sexta-feira, 30 de abril de 2010

História tradicional - O Rei vai nu

Fomos ao auditório do Municipio de Penacova ouvir contar uma história. O Bruno Tiago esteve atento e recontou-a.
Era uma vez um rei muito vaidoso. A cada hora ele vestia uma roupa nova. Sempre que lhe telefonavam para falar com o rei diziam: " O Rei está no roupeiro".
Este Rei gastava o seu ouro para comprar roupas novas.
Um dia, chegaram à cidade dois "malandros" que fingiam serem alfaiates. Começaram a dizer pela cidade toda que tinham os melhores tecidos e as melhores roupas. O rei ao ouvir este comunicado pediu logo aos alfaiates para fazerem a melhor roupa que conseguissem para ele.
Os alfaiates fingiam que trabalhavam. O Rei, já estava a ficar impaciente, porque a sua roupa nunca mais chegava. Então pediu a um seu Ministro para ir ver a sua roupa.
O Ministro foi ver a roupa e não viu nada e pensou que estava maluco. Então, não disse ao Rei a verdade e disse que as roupas estavam maravilhosas.
O Rei continuou impaciente e chamou o Conselheiro para ir ver as suas roupas. O Conselheiro foi ver as roupas e não viu nada. Ele também achou que estava maluco e não contou a verdade ao Rei.
Passado uns dias os alfaiates anunciaram que a roupa do Rei estava pronta. O Rei foi logo vê-la. O Rei não viu nada e também achou que estava maluco. Então disse aos alfaiates que as roupas eram maravilhosas mas não as viu. O Rei despediu-se e os alfaiates vestiram-lhe a roupa.
O Rei foi desfilar com a sua nova roupa mas ninguém lhe viu com qualquer roupa vestida, mas... para não ofender o Rei ninguém lhe disse nada. Então uma criança olhando para o Rei disse:
- O Rei vai nu! O Rei vai nu!
Então todas as pessoas começaram a dizer a verdade ao Rei. O Rei ficou muito envergonhado.
Bruno Tiago ( 4º Ano)

Sem comentários: