quinta-feira, 26 de março de 2009

Feliz Páscoa aos nossos leitores


A Páscoa está a chegar com ovos de chocolate e as deliciosas amêndoas.
A Páscoa tem muitas guloseimas para saborearmos. É na Primavera que chega a Páscoa com os coelhinhos à porta a festejá-la.
Os nossos familiares costumam dar-nos algumas deliciosas guloseimas .
Na Páscoa os coelhinhos brancos trazem cestinhos cheios de ovos de chocolate.
Na nossa região costumam vir uns senhores com a Cruz do Senhor a nossas casas para nós
beijarmos a cruz.
Desejamos uma boa Páscoa a todos os visitantes do nosso jornal escolar ``O Figueirinha.´´
Bruno Tiago , Lara , Ana e Natacha (3-º ano)

terça-feira, 17 de março de 2009

Estórias em banda desenhada é o novo livro da turma




O nosso novo livro chama-se: " Estórias em banda desenhada".
Os meus pais adoraram este livro. A estória que os meus pais mais gostaram foi a da "Princesa Inês", mas também gostaram muito das outras estórias.
Os meus pais disseram que a minha estória estava muito bem explicada, que os desenhos estavam muito bem feitos e que tinha muitas legendas.
Os meus pais gostaram muito da ideia que tivemos em escrever este livro. disseram que são trabalhos como este que ajudam a desenvolver as crianças e a exprimir as suas ideias e a sua capacidades de inventar estórias.
No geral os meus pais acharam que todos os meninos estiveram muito bem na realização deste livro debanda desenhada.
Ana Carolina ( 3º ano)


A opinião dos seus autores



Eu gostei muito fazer as bandas desenhada. Gostaria de fazer mais bandas desenhadas.
Gonçalo José.
***
Toda a minha turma fez estórias em banda desenhada. Elas têm vários títulos. O meu título foi, “ O urso e o pinguim” . Eu acho que as estórias estão todas bonitas. O nosso professor reuniu estas estórias num livro.
Hugo Alexandre.
***
Eu aprendi algumas coisas com este trabalho. A minha estória fala de um menino que não tinha amigos. Gostei de a fazer e qualquer dia vou fazer mais.
Matias
***
As bandas desenhadas demoraram várias semanas a fazer.
Daniel Filipe
***
A minha BD fala de uma tartaruga e de um coelho. Gostei muito de a fazer.
Telmo André
***
Gostei da minha BD. Todos os meus colegas fizeram um e ficaram todas bonitas. Gostei muito do trabalho da Kelly. No fim de a fazer ela foi pintada.
Marco Rodrigues
***
Eu e a minha turma fizemos uma BD. Nós escolhemos o título. Depois fomos escrever o texto da estória. Depois o nosso professor disse-nos para fazermos ao desenhos e colocar-mos as falas das personagens. Depois de feita fomos contornar os desenhos com uma caneta preta com muito cuidado para o nosso trabalho ficar bem feito. No final pintámos os desenhos. Depois todos recebem um livrinhos com todos os trabalhos.
Tânia Rodrigues
***
Eu gostei de fazer a BD, mas tive de a fazer com empenhamento para ficar bonita. Aquelas de que eu mais gostei foram: Kelly, Sílvia, Ana e Bruno Seco.
Soraia Daniela

***
Eu gostei muito do livro de BD, porque estava lá a minha estória que falava das coelhinhas. O nosso professor tirou algumas fotografias a fazermos as BDs.
Lara Raquel
***
Gostei muito da minha BD e gostaria de fazer mais. Levou muito tempo a fazer mas ficou bonita.
Beatriz Salomé

Gostei muito de fazer a minha BD e já aprendi a fazê-las. A minha BD, chama-se, “ O boneco de neve”. O nosso professor tirou uma fotografia com todos a mostrar a sua BD. Também já fez as capas mas disse-nos que não a mostrava ainda pois iria ser uma surpresa.
Bruno Tiago.
***
Gostava de fazer mais BDs. Adorei fazer os desenhos mas também gostei de a escrever. Fazer estória em BD foi um êxito.
Bruno João
***
Gostei muito de todas as BDs. Fizemos o texto e os desenhos. O senhor professor ajudou-nos. As palavras que ele achasse que não estavam correctas apagava e nós voltávamos a fazer. Fizemos este trabalho nas aulas da Área de Projecto e demorou umas semanas a fazer. Todos nós escolhemos o título das estórias
Kelly Santos
***
Gostei muito de fazer a minha BD. Gostaria de fazer mais com um novo título e com uma estória engraçada. Já aprendi alguma coisa com este trabalho.
Natacha Rodrigues


Gostei muito de fazer as estórias em BD. Todos os meninos da minha turma gostaram de as fazerem. Gostava de fazer outro trabalho semelhante.
Beatriz Sofia
***
Gostei muito de fazer as BDs. O nosso trabalho ficou bem feito. As estórias e os desenhos dos meus colegas ficaram engraçadas. Eu e os meus colegas estamos muito curiosos para ver como é que ficou o nosso livrinho.
Carolina Amaral
***
Na minha opinião o trabalho ficou muito bonito. Gosto muito de desenhar, por isso foi muito divertido. Eu adorei. Julgo que os nossos pais e familiares vão ficar encantados. Adorava voltar a fazer outras BDs.
Ana Carolina
***
A minha opinião sobre este trabalho acho que foi divertido. Este trabalho foi realizado na Área de Projecto e já aprendemos a fazer as BDs. Gostava muito de voltar a fazer mais BDs. Com as BDs que realizámos vamos fazer um livro.
Sílvia Santos
***
A minha opinião foi que gostei muito de fazer este trabalho. Gostava de repetir, mas não sei se vou poder. A parte que mais gostei foi a parte de pintar. Eu espero que o nosso livro saia perfeito e bonito.
Joana Fernandes

quarta-feira, 11 de março de 2009

Experiências com plantas


A turma A do 3º ano, anda a fazer experiências com plantas com plantas na sala de aulas. O nosso tem tirado fotografias às plantas e nós fazemos o registo numas folhas.

Feijões
Andamos a fazer experiências com feijões. A nossa amiga Beatriz Salomé trouxe de casa feijões. Cada menino tem o seu feijão num frasquinho pequenino colocado no peitoril da janela. Os feijões ainda não cresceram.

Astroemeria
Realizámos uma experiência com esta planta. Plantámos duas, mas ainda não cresceram.

Relva
O nosso professor trouxe sementes de relva e nós semeamos numa tacinha. Ela já está crescida. A relva cresceu numa semana.

Alface
O nosso professor comprou quatro alfaces e nós colocámos as alfaces numa tacinha com terra. Regámos as alfaces com um regador azul. Cada grupo de trabalho tem de cuidar da sua alface.

Andamos a fazer estas experiências para estudarmos o crescimento das plantas.

Carolina Amaral (3º ano)

sexta-feira, 6 de março de 2009

Na Figueira de Lorvão as ruas estão todas enlameadas


Na Figueira de Lorvão as ruas estão cheias de lama por causa das obras do saneamento e da água. Os passeios estão cheios de lama.
As estradas estão enlameadas por causa das obras com as máquinas. Os senhores deviam colocar areia em cima dos buracos para não sujar os carros e as pessoas. Não se pode passar nas ruas.
O problema devia-se resolver o mais rápido possível.
Bruno Seco ( 3º ano)

segunda-feira, 2 de março de 2009

O valor da amizade

O que é a amizade?

Ter um amigo é maravilhoso. ( Soraia)
É não discutir com ele. (Matias)
É uma maravilha. (Gonçalo)
Ter um amigo é brincar com ele. (Marco)
Ter um amigo é maravilhoso. (Joana)
Ter um amigo é especial. (Sílvia)
É poder jogar juntos. (Bruno João)
É ter amizade pelos colegas. (Lara)
É brincar com ele. (Tânia)
É partilhar a nossa amizade (Salomé)
É brincar com ele. (Telmo)
Ter um amigo é ser feliz. (Hugo)
É ter com quem falar. (Natacha)
Ter um amigo é não gozar com ele. (Sofia)
É nunca nos zangarmos. (Kelly)
É gostar de alguém. (Tiago)
Brincar com os amigos é bom. (Carolina)
É ter com quem brincar. (Ana)
É muito bom.(Daniel)


É bom ter amigos

Quando estou com um amigo sinto-me muito feliz. Brinco e converso com ele. Converso sobre a nossa vida e o que fazemos quando não estamos juntos. Jogo às escondidas e a outros jogos.
É bom ter amigos.
Gonçalo José ( 3º ano)

Sou amigo de todas as pessoas

Ser amigo de alguém é muito especial e o Bruno João é um deles. Ter amigos é ter alguém para desabafar. Ser amigo é tratar bem as pessoas e fazer o que elas mandam.
Os amigos brincam todos juntos. Eu sou amigo de todas as pessoas.
Daniel Filipe (3º ano)

Nunca me sinto só

Na minha casa eu nunca estou só, porque tenho vários amigos. Os meus amigos são: os meus pais; o meu mano; os meus avós; os meus primos; a minha tia.
Mas, para além destes tenho outras pessoas que também as tenho como amigos. Elas são os meus colegas de escola, os meus vizinhos e as outras pessoas da minha família. Por isso nunca estou só. Para além destes não me posso esquecer dos meus amigos escuteiros.
Quando não tenho uns por perto tenho sempre outros. Por isso nunca estou só.
Beatriz Simões (3º ano)