terça-feira, 30 de outubro de 2012

Alagôa, uma aldeia pequenina



A minha terra  é pequenina. Tem duas fontes, uma já é muito velha e a  outra  é mais nova mas também já é um bocadinho antiga. A mais nova foi onde  eu sempre esperei pela carrinha  para ir para a escola desde a pré até ao terceiro ano Uma das fontes já não tem  torneira.
Hugo Ricardo ( 3.º ano)

segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Telhado é uma aldeia muito bonita


A minha terra chama-se Telhado. Telhado é onde eu moro. Telhado tem um café, unidade de trabalhos continuados, loja de móveis, capela e uma rotunda  que tem um moinho.Vivem lá  muitas pessoas. Há casas grandes e casas mais pequenas e são todas muito bonitas.
Telhado pode ser pequeno mas tem muitas coisas naquela alegre aldeia. Telhado é espantoso.
Ana Barbosa ( 3.º ano)

domingo, 28 de outubro de 2012

Noticias de Gavinhos

A minha terra chama-se Gavinhos Tem: um minemercado que fica na Rua da Cruz. e um café que fica na mesma rua.
Às vezes vou ao mine mercado comprar coisas que me faltam e ao café aos sábados e domingos de tarde. Também ao café nos dias da semana comprar pastilhas e rebuçados.  pudins. Utilizo muito o café e  minimercado da minha aldeia.
Cristiano ( 3.º ano)



Festa nos moinhos de Gavinhos

A nossa terra teve uma festa na serra dos moinhos. Nesta festa grelhou-se carne para toda a gente comer. As senhoras levaram pudins e bolos de vários sabores e os homens vinho. Toda a gente cantou e dançou e até Houve gaiteiros.
Foi uma tarde muito divertida.
David Coelho ( 3.º ano)

Festa do emigrante

No verão foi feita uma festa que é  a festa do emigrante. A boa noticia que tivemos  foi que correu bem porque rendeu  dois mil e seiscentos euros.
É uma festa muito alegre porque a nossa aldeia tem pessoas que estão ausentes durante o ano e assim, com esta festa, podem conviver.
Diogo Miguel ( 3.º ano)



Em Gavinhos algumas  casas já estão abandonadas

A minha terra tem muitas pessoas, muitas casas e um campo de futebol. Algumas casas já  estão abandonadas e têm os vidros partidos. Também há um  minemarcado, oficinas, sapataria,peixaria, cafés e o restaurante Bela Vista.
Há vários moinhos de vento, fontes e tanques de lavar a roupa.
A minha terra é Gavinhos e eu gosto de cá morar.
Ricardo Martins ( 3.º ano)

sábado, 27 de outubro de 2012

Em Gavinhos há muitos moinhos

A minha terra é Gavinhos Na minha terra há alguns moinhos, tanques de  lavar a roupa, fontes, muitas casas, um mini mercado, cafés, restaurantes e oficinas.

Algumas casas já estão abandonadas e velhas Alguns moinhos já não trabalham e outros já estão abandonados Gosto muito da minha terra
Pedro Martins ( 3º ano)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Agrêlo



A minha terra tem muitas casas onde várias pessoas que eu conheço  moram As pessoas passam nas ruas várias vezes para irem para o trabalho e algumas ficam em casa a descansar
Ao sábado, há sempre tratores que andam para cima e para baixo nas ruas para irem  lavrar as suas terras e semearem novos vegetais.
Leandro Rodrigues ( 3º ano)

Festa de ano na Granja


No dia 13 e 14 de outubro houve a festa  na minha aldeia em honra de Nosso Senhor dos Aflitos.
No sábado houve música  na rua a tocar e à noite houve os TV5 no baile.


No domingo foi a missa e de seguida a procissão.  Ela passou pelas ruas da Granja. Na procissão iam muitas pessoas. Os santos iam todos enfeitados de flores nos andores.

À tarde houve  matiné. As pessoas divertiram-se a cantar e a dançar. Também houve uma quermesse na  qual as pessoas compraram rifas  onde calhavam prémios
As pessoas da Granja tinham os seus convidados em casa a almoçar e  a jantar. Foi assim a nossa festa de ano.
David Mendes ( 3º ano)

sábado, 20 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação - Trabalhos realizados


     No Dia da Alimentação fizemos um texto em grupo e realizámos alguns desenhos. A Biblioteca de Penacova veio à nossa escola  contar uma estória que se chamava " Palmira a ovelha comilona" e um poema sobre os dentes.
     Pintámos desenhos sobre os alimentos. O nosso professor tirou algumas fotografias.
     No dia seguinte realizámos dois cartazes que ficaram expostos na parede  da sala de aula. Eles ficaram muito bonitos. Nos cartazes estão fotografias desenhos sobre os alimentos e outros desenhos e também um texto. Os cartazes ficaram mesmo muito bonitos.
Hugo Ricardo ( 3.º ano)

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Dia Mundial da Alimentação



No Dia Mundial da Alimentação veio a Biblioteca Municipal  de Penacova contar uma estória e poemas  sobre a alimentação.


A estória  chamava-se  "Palmira,  a ovelha comilona". A ovelha comia a sua erva e a comida dos outros animais. A ovelha comia muito  e um dia  ficou muito gorda. e teve de ir ao médico dos animais.
O médico mandou a ovelha fazer ginástica e comer comida saudável. A ovelha  fez o que o veterinário mandou.


A ovelha passado uns tempos ficou mais magrinha com boa saúde.


Desta estória concluímos  que para termos boa saúde não devemos comer muito nem comer pouco. Devemos comer apenas comida saudável.

sexta-feira, 5 de outubro de 2012

Reflexão sobre o " Bullying" nos espaços escolares

A nossa turma, 3.º ano, acaba de participar numa reflexão sobre o " Bullying" orientado por agentes da GNR da Escola Segura de Coimbra. Esta reflexão teve lugar nas instalações da biblioteca do Municipio de Penacova.

Fomos assistir a uma palestra dada pela Escola Segura sobre o " Bullying". Aprendemos que nunca se deve bater devem aos outros. Quando se bate a alguém sem querer  devemos sempre pedir desculpa por aquilo que fazemos... ( Diogo Miguel, 3.º ano)


... A Escola Segura ensinou-nos que "Bullying é uma coisa muito feia que significa agressão, humilhação e deve envergonhar todas as pessoas. Fizeram-nos perguntas sobre o "Bullying".Perguntaram-nos:
- Quem é que já foi vitima de "Bullying"?
Ninguém respondeu porque ninguém tinha sido vitima desta prática.
No fim vimos um vídeo.
Beatriz Lopes ( 3.º ano)


... Uma das ações boas é que não devemos meter medo a ninguém. Uma das ações más é que não devemos ameaçar os  colegas porque assim andam com medo na escola e andam sempre a fugir...
Ricardo Emanuel ( 3.º ano)

... Falámos  sobre o "Bullying" em casa, no trabalho e na escola.
"Bulling é bater, dar pontapés, dar murros e ameaçar as pessoas que não gostamos, mas isso não não se deve fazer. Temos de ser amigos de todos.
Eu não gosto dos ladrões. O que eles mereciam é irem para a prisão porque são maus...
Beatriz Carvalho ( 3.º ano)

A turma do 3,º ano foi assistir a uma palestra sobre o " Bullying" feita pela Escola Segura. Ensinaram-nos que nunca devemos bater aos colegas. Devemos ajudá-los  e defendê-los em caso de eles estarem em perigo. Eu nunca vou magoar os meus colegas.
David Coelho ( 3,º ano)

 
Fomos a Penacova no dia dois de outubro. Ouvimos falar sobre o " Bullying" que é  quando as pessoas se agridem umas às outras. estavam lá dois policias da " Escola Segura". Falámos de quem era a vítima do "Bullying" e de quem não era. Em seguida falámos de que não se deve bater aos colegas, não os devemos ameaçar, não os intimidar e não os obrigar a fazer coisas más.
Gostei muito desta palestra.
Cristiano Rodrigues ( 3.º ano)
 



Fomos  a Penacova assistir a uma palestra realizada pela "Escola Segura" sobre o "Bullying".
Ouvimos com atenção os policias. O " Bullying" é por exemplo:
violência;
guerra;
gozar por ser diferente;
chamar nomes feios aos colegas;
dizer que é melhor do que os outros
" Bullying" existe em poucas escolas que eu conheça. Alguns meninos, por serem mais velhos, armam-se dizendo que são" os maiores" para mandarem nos mais novos e para mim isto também é " Bullying".
Sara ( 3.º ano)