segunda-feira, 5 de novembro de 2012

O peixinho Dourado e o lápis mágico. Um livro analisado pela turma

A análise deste livro encontra-se integrado no projeto, "Promoção e Educação  para a Saúde" do Agrupamento de Escolas de Penacova subordinado ao tema, "A água".


Durante cerca de um mês andámos  a estudar o livro " O peixinho Dourado e o lápis mágico".
O livro falava do  peixinho Dourado que vivia no mar. O peixinho Dourado resolveu visitar o seu amigo o peixinho Azul que vivia  no rio Grande. Quando lá chegou viu que o rio estava cheio de lixo. O peixinho


 Azul estava muito triste por causa da poluição do rio. Quem resolveu o problema da poluição do rio foi o sapo Sapudo.
Através da capa do livro escrevemos um texto tentando descobrir  a estória  escrita  por Paula Viotti. Ninguém a conseguiu descobrir.

Para melhor compreendermos a estória fizemos cinco fichas de leitura.
Realizámos  dois cartazes com  o trabalho desenvolvido.

Finalmente levámos os nossos trabalhos para casa  para que os nossos pais  tivessem conhecimento do trabalho desenvolvido.

Texto coletivo realizado pelos alunos do 3.º ano

          Algumas opiniões dos alunos sobre o livro

Eu acho que a autora que fez a estória” O peixinho e o lápis mágico” tem razão. Se se ler a estória vê-se que os animais sentem a poluição.

A autora escreveu uma estória de exemplo, com um aviso para deixarem de poluir rios mares florestas e muitas outras zonas maravilhosas que ficam cinzentas com a poluição…
Sara Marques (3.ºano)


Eu acho que esta estória é bonita e que o autor fez uma bonita estória… Também acho que é maus as fábricas poluírem as águas. Elas devem colocar filtros para não poluírem a Natureza.

É muito mau ver a Natureza poluída como as águas do rio desta estória. Gosto muito da Natureza sem estar poluída.
Tiago José (3.º ano)


A poluição da água não é boa para nós e para os peixes. Também com a poluição da água não podemos comer os peixes porque estão doentes.

A poluição da água não é justa. As fábricas podiam comprar filtros para não poluírem as águas, só que não os compram porque são muito caros…
Gostei muito desta estória.
Cristiano Peça (3.º ano)



Sem comentários: