sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vamos todos comer fruta?

Durante alguns dias analizámos o livro " Gosto muito de... fruta".
Realizámos uma ficha de avaliação e realizámos outros trabalhos como um pequeno texto que escrevemos numa maçã.
Finalmente realizámos o nosso painel na sala de aula com alguns dos nossos trabalhos.
Este trabalho está inserido no projeto da " Fruta escolar".
Na nossa escola e turma comemos regularmente uma peça de fruta.



Eu gosto muito de fruta porque ela tem muitas vitaminas. As vitaminas
das laranjas ajudam a não ter constipações.Gosto muito de laranjas porque  tem vitamina C.
As bananas dão para fazer salada de fruta e as maçãs também.
A fruta é boa para os mais pequenos e para os adultos.
Pedro Martins ( 2.º ano, 7 anos)




A fruta tem muitas vitaminas. A fruta que eu gosto mais é o dióspiro porque é doce e saboroso.. Mas... eu como de todos os frutos: bananas, pêssegos, maçãs, pêras melão, melancia e muitos mais frutos.
Todas as crianças e adultos devem comer fruta porque faz bem à saúde. as frutas também servem para fazer sumos, doces e vinho com as uvas.
 A minha avó  e a minha madrinha vendem fruta num carro por muitas aldeias. Às vezes eu vou com elas e como alguns frutos mas, lavo  primeiro a fruta porque devemos lavar sempre a fruta antes de comer.
Comer fruta dá saúde e faz crescer.
Inês Filipa ( 2.º ano, 7 anos)



A fruta é muito boa e eu gosto de fruta. a fruta tem vitamina C. É o melhor alimento que eu já provei.
A maçã tem muita água. A laranja tem sumo e é muito boa.
Gosto muito de fruta principalmente  de banana. A banana é grande e amarela.
Na minha escola também me dão fruta. Eu como sempre a fruta toda.
Afonso ( 2.º ano, 7 anos)




Eu gosto de fruta. a minha fruta preferida é o dióspiro. A fruta cresce nas árvores. Às vezes vou com a minha avó apanhar maçãs e nozes. O meu avô gosta muito de fruta porque ela tem muitas vitaminas e faz bem à saúde. as frutas que eu conheço são: banana, maracujá,figo, maçãs,ananás,pêra, pêssego, romã, manga,melão, laranja, clementina, amoras, uva, morango, melancia, papaia, cereja...
Todos nós devemos comer fruta para ficarmos fortes.
Beatriz Lopes ( 2.º ano, 7 anos)


O nosso painel de alguns dos trabalhos realizados

sábado, 15 de outubro de 2011

Fomos ao médico para comemorar o Dia Mundial da Alimentação

Integrado nas comemorações do Dia Mundial da Alimentação,  a nossa turma foi ao médico à Biblioteca Municipal de Penacova. O Doutor Emanuel atendeu vários pacientes, passou receita médica e explicou alguns cuidados de saúde que todos devemos tem em atenção. Tudo a fingir, é claro, mas aprendemos alguma coisa.
"O Figueirinha" regista aqui algumas opiniões de quem foi a esta consulta.


Eu fui ao médico com a minha bebé porque ela tinha uma doença. Tinha muitas dores. Ela tinha diarreia e já tinha vomitado muito. O médico receitou um remédio para a bebé tomar e mandou que ela bebesse muita água. No fim passou a receita.
A minha manhã foi muito  divertida.
Luana Simões ( 2.º ano, 2.º ano)



    Eu fui a Penacova ao consultório do Doutor Emanuel na Biblioteca Municipal de Penacova. A minha boneca tinha uma dor de barriga e o médico passou-lhe uma receita com comprimidos para ela tomar.
A minha boneca chama-se Laura e eu gosto muito dela.
    Gostei muito de ir ao consultório, mas era tudo a brincar. Fiquei muito feliz por a minha boneca ter ficado melhor. O médico era muito divertido e brincalhão. Gostei também do médico ter passado uma receita à minha boneca Laura.
Beatriz Lopes ( 2.º ano, turma 3)



A minha bebé teve borbulhas miudinhas.  O médico disse que ela estava com muita febre. O médico receitou-lhe "Ben-u-ron". A minha bebé  Ema tomou o medicamento nas horas que o médico receitou .Ela também tinha muita febre e o médico colocou-lhe o termómetro para ver a febre.
Beatriz Sofia ( 2.º ano, turma 3)




O Doutor Emanuel tratou do meu bebé e receitou-lhe um remédio. Ele estava com dores de garganta e barriga. Ele tinha vomitado durante toda a noite.
O  dia em que fomos a Penacova é muito importante porque foi para comemorar o Dia Mundial da Saúde. Foi um dia muito divertido.
Inês Filipa ( 2.º ano, turma três)

  O  cartaz sobre a nossa visita

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Comemorações do Dia Mundial da Alimentação - A dor de dentes do Capuchinho Vermelho


Para comemorar o Dia Mundial da Alimentação a nossa turma, juntamente com outras turmas da escola,  fomos à Biblioteca Municipal de Penacova ouvir uma estória sobre os cuidados que devemos ter com os dentes.
" O Figueirinha" , regista aqui algumas opiniões dos alunos do 2.º ano, turma 3.

    A mãe do Capuchinho Vermelho mandou-a ir a casa da sua avozinha  dar-lhes muitos doces num cestinho. Quando ela chegou a casa da sua avozinha já tinha comido tudo pelo caminho. Ela ia com uma grande dores de dentes.    
   A avozinha chamou o lobo que era médico dos dentes. O lobo conseguiu tirar a dor de dentes ao Capuchinho Vermelho. A avozinha disse então à sua neta que ela só podia comer doces nas férias para não ficar com dor de dentes.   O Capuchinho Vermelho voltou para sua casa. Quando chegou a casa foi descansar porque já estava cansada de vir a pé e adormeceu. 
Foi um dia bem passado para o Capuchinho Vermelho.
Ricardo ( 2.º ano, turma 3)

Gostei muito de ir a Penacova porque vi uma estória sobre o capuchinho vermelho que tinha uma dor de dentes. Na estória havia a avó, a mãe do Capuchinho Vermelho e o lobo que era dentista. Estava muita gente a ver esta estória.
David Rafael ( 2,º ano, turma 3)

 Fomos à Biblioteca de Penacova. Vimos que o capochinho Vermelho ficou com dor de dentes. Era uma estória de fantoches. Eram quatro os  fantoches: a mãe,o capichinho Vermelho, a avó e o doutor lobo.
A estória era muito bonita com fantoches bonitos. Gostei muito desta estória.
Cristiano Peça ( 2.º ano, turma 3)



Eu fui ver um teatro à Biblioteca de Penacova. Os fantoches do teatro são de brincar. Eles são feitos à mão. Gostei muito desta estória.
David Luís ( 2.º ano, turma 3)


          O nosso cartaz sobre a visita à Biblioteca de Penacova

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Boas maneiras na escola- Um livro analisado pela turma

Nas aulas de fomação cívica a turma analisou este livro. O livro foi lido pelo professor e pelos alunos e estudado a nivel de turma. A partir dele fizeram-se alguns trabalhos e os alunos tiraram as suas conclusões.

Ter boas maneiras é emprestar os lápis a quem não tem. É limpar a mesa  quando acabamos de pintar. É colocar o dedo no ar quando queremos falar na sala de aula. e não tentar copiar nas fichas.
Leandro Rodrigues ( 2.º ano)

Pedir para falar é ter boas maneiras na escola.
O David  e o  Afonso fazem fila para entrar na sala de aula.
David Luís ( 2.º ano)
Painel de alguns dos nossos trabalhos